EU SOU O BOM PASTOR / EU SOU A PORTA
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas… Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.”
João 10.11, 14
“Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas… Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”
João 10.7,9
DIA 15
Seja em pastos pardos ou transbordantes, Jesus vai adiante. Se o pastor não for à frente, apalpando o terreno que as ovelhas, a seu cuidado, pisarão, não será ele o responsável se uma delas, indo avante em lugar dele, cair num poço? E caindo ela, arriscar-se-á a ir buscá-la se a compensação não corresponder ao risco e ao esforço? Se Cristo fosse um assalariado de Deus, talvez pudéssemos duvidar – com legitimidade – das Suas prioridades, quando o cenário se complicasse para Ele.
Ei-lo, no entanto, a dizer-nos o oposto. Ele preocupa-Se com o que é Seu. Com quem é Seu. O pastor comum está pronto a arriscar-se pelas suas ovelhas porque a sua tarefa é cuidar delas, mas a vida dele vale mais do que a delas. O bom Pastor está pronto a morrer pelas Suas ovelhas, porque as conhece. E porque as conhece, ama-as. E porque as ama, dá-Se à morte, para que elas também O possam conhecer.
Escutemos a Sua voz a convocar-nos.
Jónatas Pires