Devocional – Quem dizem os homens que Eu Sou? 25/40

EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor… Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

João 15.1,5

 DIA 25

Era durante o inverno, nos dias curtos e frios, que o meu pai voltava à vinha para os primeiros preparativos de uma nova colheita, que só aconteceria em setembro. Com os ramos das videiras ainda dormentes, era chegado o momento de fazer a poda. Era necessário remover tudo o que estivesse morto e com doenças, e tudo o que estivesse a mais. Era preciso fazer uma limpeza cuidadosa, mesmo dos melhores ramos, para garantir os melhores frutos, a melhor colheita.

Os ramos podem ser plantados diretamente no solo, podem desenvolver as suas próprias raízes, ter a sua própria vida e produzir o seu próprio fruto. Mas as videiras criadas a partir de ramos estão menos adaptadas ao solo e são menos resistentes às doenças que atacam as raízes. A sua vida é mais curta e produzem pouco.

Não é em vão o alerta de Jesus. Ele não despreza a nossa capacidade de produzirmos muito fruto. Uma vida ligada a Jesus, na Sua dependência, pode ser agora uma vida onde nos dispomos a ser podados, reduzidos à Sua imagem, a ser cuidados e a resistir aos males que nos mirram e impedem de frutificar.

Ligados a Jesus, numa permanência mútua, podemos agora produzir muito fruto. Evidenciamos isso amando Jesus, guardando as Suas instruções, amando os outros da mesma forma que Ele nos amou. Já não vem de nós, mas nasce da força e da sabedoria que recebemos de Jesus. A colheita que estávamos longe de sonhar, quando estávamos apegados a nós próprios, ao nosso orgulho e à nossa vaidade, essa colheita, Jesus coloca-a ao nosso alcance.

Somos ramos implantados em Jesus? Estamos a produzir o fruto que Ele descreve? Estamos a amar as pessoas à nossa volta, da mesma forma que Ele nos amou?

Ajuda-nos a…

… perdoar como perdoas,

… amar como amas,

… ser como Tu!

 

João Duarte

acasadacDevocional – Quem dizem os homens que Eu Sou? 25/40