EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.”
João 14.6-7
DIA 9
Haverá afirmação mais profunda em toda a história da humanidade? Haverá declaração mais incrível do que uma pessoa – um homem – dizer de si próprio que ele próprio é o caminho, a verdade e a vida? Alguma forma melhor, mais abrangente, mais contundente, de dizer “eu sou tudo, o centro de tudo, e o único em quem pode haver alguma esperança de chegar Àquele que é soberano sobre tudo – o Pai”?
E o que diz Jesus a uns discípulos amedrontados pelo Seu discurso de que tem de os deixar, porque tem de lhes “ir preparar morada”? Diz-lhes que não precisam de ter medo, porque já conhecem o caminho.
Quão precioso é isto para nós em tempos de instabilidade? Toda a gente recorre a um caminho que parece trazer segurança – ou pelo menos a ilusão da mesma: para uns, o caminho é um governo ou uma ideologia política; para outros, a justiça social e as causas sociais; para outros ainda, a anestesia do entretenimento, do cinema, da internet, do futebol.
São caminhos frágeis, instáveis e que não levam a lugar nenhum – todos terminam no beco sem saída que é a morte. Mas Jesus é O Caminho, o único caminho para o Deus eterno, criador do Universo. Ele não tem a verdade ou fala a verdade, Ele É a Verdade – a única esperança de se conhecer realmente, seja o que for, com clareza. Ele É também a Vida, Nele reside o único antídoto para a morte e o vazio – e Cristo morreu e ressuscitou para o provar.
Como diz a passagem, se tivéssemos conhecido a Jesus, conheceríamos também o Pai. Se conhecemos Jesus, vemos o Pai e temos à nossa disposição tudo o que o Pai é. Estamos dispostos a viver desfrutando desta imensa dádiva, de podermos conhecer Deus, através de Cristo?
Joel Oliveira