22 “Mas agora tenham coragem, porque ninguém aqui vai morrer. Apenas se perde o navio. 23 Digo isto, porque na noite passada apareceu-me um anjo, enviado pelo Deus a quem pertenço e a quem adoro, 24 que me disse: ‘Paulo, não tenhas medo, porque tens de te apresentar diante do imperador romano. Por tua causa, Deus vai livrar da morte todos os que estão contigo a bordo.’”
Atos 27
Confiar em Deus, em qualquer circunstância
Deste episódio, da vida de Paulo, podemos retirar grandes lições para nós hoje. Durante uma grande viagem, muito atribulada, Deus ia dizendo a Paulo o que deviam fazer, mas a verdade é que sempre questionavam o que Paulo dizia, fazendo o que achavam melhor, segundo a sua experiência. Esse comportamento fez com que fossem apanhados por uma grande tempestade. Depois de muitos dias sem comer, sem ver o sol ou as estrelas, ficaram desanimados e sem esperança de sobreviver. No entanto, Paulo falou de novo o que Deus tinha dito. Disse-lhes que comessem e não tivessem medo, porque não iam morrer na tempestade.
- será que eu também não gosto de mudar, nem de colocar em causa as decisões que tomei, não deixando Deus dirigir a minha vida?
- será que, por não dar ouvidos a Deus, já me encontrei em situações muito complicadas?
- será que tenho sido grato a Deus pela Sua graça e misericórdia ao ajudar-me nessas situações?
Paulo soube o que ia acontecer, devido à sua intimidade com Deus. Mesmo durante a tempestade, nunca deixes de te relacionar com Deus – Ele é o teu porto seguro.
José Carlos Fidalgo