(INSCRIÇÕES E ENCOMENDAS DO DEVOCIONAL NO FIM DESTA PÁGINA)
PREFÁCIO DO DEVOCIONAL
Imaginei a possibilidade de escrever este texto num lugar inspirador… talvez sentado numa esplanada, na Ericeira, a deliciar-me com o som e odor daquele mar maravilhoso, ou, quem sabe, a contemplar um pôr do sol no topo da Serra de Sintra. Mas não… encontro-me numa cama de hospital a recuperar de uma tareia monumental. Não literalmente. Pior. Faz hoje uma semana, tive que chamar um Uber, à uma da manhã, e vir de emergência para o hospital com dores excruciantes. Após vinte horas nas urgências, sou finalmente internado. Daí para cá, já passei por duas enfermarias diferentes e fui submetido a duas intervenções clínicas. Tempo mais do que suficiente para observar, pensar, e relembrar algumas verdades óbvias que tendem a fugir-nos por entre os dedos. A vida humana é frágil. Muito frágil. Qualquer sensação de controlo sobre o dia de amanhã é mera ilusão. Tudo muda num instante. E dependemos uns dos outros. Mais do que gostamos
de admitir. Não somos, de todo, autossuficientes. A vida aqui, dentro do hospital, escancara crua e friamente esse facto. Não escolheria viver toda esta situação, mas, permitindo Deus que eu passe por ela, quero abraçá-la com tudo o que a envolve, tal como fez Jesus, meu Senhor. Não quero uma fé escapista que me aliene da vida real, minha e dos outros. Das dores, minhas e dos outros. Das alegrias, minhas e dos outros. A verdadeira espiritualidade faz-se sempre transportar para o chão desta vida onde, sabendo que está tudo nas mãos de Deus, é nas mãos dos outros que tantas vezes O encontro e sou encontrado.
Onde estás?
Este é um livro escrito por pessoas que, no meio da ordinariedade da vida, descobriram algo extraordinário. Pessoas cuja fé assenta não apenas sobre conhecimento histórico mas, sobretudo, vivido. Em comunidade! Pessoas que, de forma honesta e despretensiosa, querem partilhar com os seus amigos o melhor que têm.
BRUNO MIRA
Ao subscrever abaixo os seus dados irá receber diariamente (entre 9 de Março e 17 de Abril de 2022) um email com o texto devocional.