Ucrânia: uma guerra que nos toca a nós

Pouco passava das 3h da madrugada de 24 de fevereiro, quando o que todos receávamos aconteceu. A guerra irrompeu na Ucrânia, após investida russa decretada por Putin.

Ucrânia e Rússia. Dois países geograficamente longínquos de Portugal, mas que não poderiam estar mais próximos. Afinal de contas, temos o privilégio de pertencer a uma comunidade onde ucranianos e russos partilham muito mais do que um salão de cultos: casa. A Maria e o Andrey são a “Ucrânia e a Rússia” que desejamos ver replicadas no coração deste conflito. Um casal, dois filhos, uma família, enfim, uma história que se conquistou com uma arma bem diferente: o amor de Cristo.

Foi por isso, e pelo nosso desejo de dar uma resposta rápida e capaz a esta crise humanitária, que, logo no dia 24, decidimos divulgar este pequeno vídeo com a Maria e o Andrey, apelando a toda a comunidade – e não só – que se envolva na medida das suas possibilidades. Milhares de pessoas já o viram, mas esperamos que possa chegar a muitas mais.

Além de um compromisso ininterrupto com a oração, continuamos a angariar donativos para a aquisição de bens de primeira necessidade para os que ficam no terreno (alimentos, combustível, geradores eléctricos, filtros de água e tudo o que possa facilitar as vidas familiar e comunitária), bem como para o financiamento de viagens que possam trazer até nós, em segurança, algumas famílias afectadas por este conflito. Para esses que, entretanto, chegarão, estamos a preparar uma bolsa de habitações de acolhimento – um assunto sobre o qual traremos novidades muito em breve, aqui no nosso blog.

Continuemos a sofrer com quem sofre.

acasadacUcrânia: uma guerra que nos toca a nós